Shigeru Ban, vencedor do Prêmio Pritzker deste ano, pode em breve ter obras construídas no Brasil. Até o final do mês Ban deve assinar uma parceria com o Ministério do Meio Ambiente para construir postos de visitação e de pesquisa em parques nacionais na Amazônia, e, posteriormente, torres de observação e escolas para as populações locais.
A relação entre Ban e o Brasil teve início em 2012, no evento Rio+20, ocasião em que o arquiteto foi apresentado à Izabella Teixeira, Ministra no Meio Ambiente.
A oportunidade de firmar esta parceria e realizar estes projetos foi reforçada pela apreensão de várias toneladas de madeira na Amazônia pelo Ibama. Para Ban, experiente em trabalhos com madeira, essa é uma excelente oportunidade de realizar suas primeiras obras no Brasil.
Os parques onde possivelmente serão realizados os projetos são o Anavilhanas, no Amazonas, e o Parque Nacional da Amazônia, localizado às margens do rio Tapajós, no Pará.
No momento o Ministério está em busca de financiamento privado para a construção dos projetos e, inclusive, já reuniu uma equipe para trabalhar com o premiado arquiteto japonês composta pela designer Claudia Moreira Salles, o arquiteto Bernardo Jacobsen, que trabalhou com Ban no Japão, e o engenheiro Helio Olga Jr.
Revisite alguns dos projetos de Shigeru Ban (dentre os quais muitos em madeira) aqui.
Referência: Folha de S. Paulo